Mesoconteúdo Ecologia de Paisagens

Eixo: Ecologia e Meio Ambiente 3 (EMA3)

 

Professor: Alexandre Camargo Martensen (acmartensen@gmail.com, 3256-9026)

Mesoconteúdo: Ecologia de Paisagem

 

Descrição: Introdução a Ecologia de Paisagens

 

O foco do curso será em:

 

  • Detecção, identificação e mensuração dos padrões espaciais; processos que influenciam os padrões espaciais.
  • Aspectos associados aos padrões espaciais; perda e fragmentação do hábitat, tamanho e forma dos remanescentes, efeito de borda, etc.
  • Aspectos relacionados a conectividade de paisagens, métricas de conectividade, teoria dos grafos, teoria de circuitos, etc.
  • Dinâmica espacial.
  • Genética da paisagem
  • Manejo de paisagens, seleção de locais prioritários para a conservação, seleção de locais prioritários para a restauração, manejo da paisagem focando na matriz, manejo da paisagem com foco em serviços ecossistêmicos.

 

Interações diretas entre mesoconteúdos e eixos: EMA 3 - Ecologia da Restauração e Avaliação de Impactos Ambientais; EMA 1,  EMA 2 e EMA 4; DB 3 - Conservação de espécies animais e Conservação de espécies vegetais; ODEO 3 - Genética da Conservação; CET 3 - Geotecnologias aplicadas ao planejamento e conservação; CET 4 - Planejamento e zoneamento ambiental.

 

Objetivos: O objetivo geral é que ao final do curso os alunos tenham um entendimento teórico mínimo sobre Ecologia de Paisagens, além de desenvoltura com o ferramental básico para análises de padrões espaciais e saiba relacioná-los com padrões e processos ecológicos.    


Filosofia de ensino: O curso é largamente focado em estudos de caso, onde o aluno busca por conta própria, com o direcionamento e a supervisão do professor, a solução para os problemas colocados. Os tópicos são apresentados de forma sequencial, onde os conhecimentos desenvolvidos nas etapas anteriores são utilizados nas etapas subsequentes. Além disso, cada tópico é sempre precedidos de uma pequena exposição, seguida por leituras e/ou resolução de problemas. O foco é na integração de conhecimentos de diversos eixos, por isso, “vomitar decoreba” é fortemente desaconselhada. Sendo assim, a priori não teremos prova neste mesoconteúdo, e a avaliação de aproveitamento dos alunos será feita através dos exercícios, trabalhos em grupo e resolução de problemas. Sendo assim, a presença em aulas (no momento virtual) é fundamental para o bom aproveitamento no mesoconteúdo.