Docência

Minhas atividades de docência, incluindo mesoconteúdos obrigatórios e disciplinas optativas

Sou Professor Adjunto A - I da Universidade Federal de São Carlos, no campus Lagoa do Sino, onde sou docente dos cursos de Ciências Biológicas, Engenharia Ambiental e Engenharia Agronômica.

 

O campus Lagoa do Sino foi concebido a partir dos eixos norteadores “Desenvolvimento Territorial Sustentável”, “Segurança Alimentar” e “Agricultura Familiar”. Estes eixos abordam questões importantes para o território que abriga o campus e que são intimamente relacionados aos cursos nos quais eu atuo.

 

Além disso, em nosso campus os cursos funcionam de uma maneira inovadora, onde os conteúdos (aqui chamamos de “Mesoconteúdos”) são apresentados em Eixos temáticos e de maneira totalmente integrada, tanto dentro dos eixos, quanto entre eixos.

 

Para as Ciências Biológicas eu ministro os conteúdos de Ecologia de Paisagens e de Ecologia da Restauração no Eixo EMA 3 (Ecologia e Meio Ambiente para o 3o ano), Legislação Ambiental no Eixo DTS 3 (Desenvolvimento, Tecnologia e Sociedade para o 3o ano), Geoprocessamento no Eixo CET 3 (Ciências Exatas e da Terra para o 3o ano), Planejamento e Zoneamento Ambiental no Eixo CET 4 (Para o 4o ano) e Manejo de Recursos Naturais no Eixo EMA 4 (para o 4o ano). Para a Engenharia Ambiental eu ministrei Monitoramento Ambiental no eixo AD 4 (Ambiente e Desenvolvimento 4o ano) no ano de 2018, e para Engenharia Agronômica eu ministro Legislação Ambiental e Restauração Ambiental no Eixo RN 5 (Recursos Naturais para o 5o ano).

 

Eu utilizo o Google Classroom como ferramenta de ensino, tanto para organizar os cursos, como para distribuir material, disponibilizar os conteúdos extras e fazer a comunicação com os alunos. Caso você tenha interesse em saber mais sobre alguns destes cursos, acesse a página dos mesoconteúdos obrigatórios que ministro, ou entre em contato comigo, que posso lhe conferir acesso à página do curso que você tiver interesse. 

  

Além dos Mesoconteúdos obrigatórios estou ministrando uma disciplina optativa em colaboração com o Professor Fábio Grigoletto também da Lagoa do Sino. Para esta disciplina convidamos diversos professores do campus e de outras instituições de ensino, e estamos abordar questões relacionadas ao Território Lagoa do Sino, que abrange a bacia do Alto Paranapanema e do Alto Ribeira. Esta disciplina, cujo nome será “A paisagem do Alto Paranapanema e do Alto Ribeira - PAPAR I”, abordará desde questões relacionadas aos meios biótico e físico, até questões relacionadas ao histórico de uso e ocupação do solo e da organização social da região, de uma maneira integrada e espacialmente explícita. Caso você queira contribuir com esta disciplina, por favor entre em contato comigo pelo meu gmail (acmartensen). Você pode obter mais informações sobre essas disciplinas aqui.

 

Também estou elaborando uma disciplina optativa que aborde alguns temas que acredito ainda têm sido relativamente negligenciados nos cursos de graduação e que penso serão conceitos e ferramentas vitais para os cientistas daqui a 5 ou 10 anos. Acredito que a ciência do futuro será construída baseada na colaboração entre cientistas organizados em redes, será largamente alicerçada em grandes bancos de dados (“big data”) obtidos via de regra através de sensores remotos automatizados, que irão demandar ferramentas inovadoras de filtragem, organização, armazenamento e análise dos dados. Além disso, a ciência do futuro apresentará uma maior proporção de perguntas guiadas pelos dados (“data driven”) e uma menor parcela guiada por hipóteses, utilizará inteligência artificial, demandará conhecimento de linguagem de programação e de ferramentas ainda não são apresentadas para os nossos alunos. Você pode obter mais informações sobre essa disciplina aqui e caso você queira contribuir com esta disciplina, por favor entre em contato comigo pelo meu gmail (acmartensen). Também estou preparando uma versão desta disciplina para a pós-graduação no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da UFSCar (http://www.ppgcam.ufscar.br/), em breve disponibilizo mais informações.