PAPAR I

“A paisagem do Alto Paranapanema e do Alto Ribeira I - PAPAR I”

A disciplina optativa “A paisagem do Alto Paranapanema e do Alto Ribeira I - PAPAR I” será um esforço coletivo de diversos professores do Centro de Ciências da Natureza (CCN), do campus Lagoa do Sino, da UFSCar. Ela deverá ocorrer no segundo semestre de 2019 e será coordenada por mim e pelo professor Fábio Grigoletto, também do CCN. A disciplina será ofertada para os alunos de Ciências Biológicas, Administração e Engenharia Agronômica.

 

Coordenadores: 
Alexandre Camargo Martensen
Fábio Grigoletto

 

Professores envolvidos e temas a serem abordados: 

Alexandre Camargo Martensen - Paisagem, Território, conceitos facilitadores para a integração dos temas (Confirmado)

Fábio Grigoletto - Histórico de Ocupação Territorial e Questão Fundiária, Organização social, integração (Confirmado)

Alberto Carmassi - Grandes empreendimentos e seus impactos ambientais (Confirmado)

Gustavo Almeida - Sistemas de produção agroflorestal (Confirmado)

Henrique Carmona - Campesinatos e sistemas produtivos (Confirmado)

Vinícius São Pedro - Biota/Fauna (Confirmado)

Alexandra Sanches - Processos Evolutivos (Confirmado)

Juliano Baltazar - Biota Processos Ecológicos (Confirmado)

Fernando Periotto - Biota/Vegetação (Confirmado)

Cássia - Geologia e geomorfologia (Confirmado)

Flávio - Olericultura (Confirmado)

Flávio - Sistema Convencionais de produção agrícola e agronegócios (Confirmado)

Prof convidado - Silvicultura

Algum outro professor e/ou tema (?)

 

Breve descrição das disciplinas

As disciplinas PAPAR I e II buscam abordar questões relacionadas à região entendida como Território Lagoa do Sino. A consideração do Vale do Ribeira como parte desse território apoia-se em aspectos conceituais relativos à formação geomorfológica do sudoeste do estado de São Paulo e ao conceito de território. Considerar as continuidades entre o Vale do Ribeira e o Alto Paranapanema é estratégico, especialmente, quando considerado os imperativos de recuperação florestal e hidrológica, particularmente dentro de um contexto de transição florestal que vivemos no bioma e particularmente no estado de São Paulo.

A disciplina PAPAR I irá apresentar uma forte carga de conteúdo teórico, buscando contextualizar o território em diferentes escalas de análise (por ex. global, regional) e em diferentes dimensões (por ex. cultural, ecológica, econômica). Apresentará uma abordagem onde busca construir um maior entendimento do território começando pelos aspectos do Meio Físico, incluindo os processos de formação geológica da região, passando por suas feições geomorfológicas, que, em interação,  influenciam de modo relevante os padrões e processos ecológicos, influenciando também o histórico de uso e ocupação do solo que se dá a partir de aspectos culturais e sociais. Ou seja, um conjunto de conhecimentos e atores fundamental para uma leitura da paisagem. 

Dito de outro modo, a espacialização das formas de vida, sociabilidade e produção que caracterizam o território em questão, encontra-se intimamente ligada com a longa trajetória de formação geomorfológica de suas paisagens. 

Por sua vez a disciplina PAPAR II busca através de visitas monitoradas ilustrar os conhecimentos apresentados em PAPAR I, apresentando os locais, modos de produção, ecossistemas e paisagens discutidos em PAPAR I. Esta segunda disciplina optativa está prevista para ser ofertada no primeiro semestre de 2020.

 

Objetivos Gerais da Atividade curricular

Ao final da disciplina PAPAR I o aluno terá um conhecimento aprofundado e integrado das características socioambientais do Alto Paranapanema e do Alto Ribeira, desde seus aspectos do meio físico, passando pelas suas características ambientais que refletem e interagem com suas características sociais e culturais.

Adicionalmente, após cursar a disciplina PAPAR II, que apresentará como pré-requisito ter cursado a disciplina PAPAR I, o aluno apresentará um conhecimento teórico e empírico das características dos Meios Físico, Biótico e Socio-econômico do território Lagoa do Sino. 

 

Proposta de Ementa (para completar)

 

Proposta de Ementa PAPAR I (após discussão inicial com parte dos professores)

 

Data

#

Tema

Professor responsável

7/8

1

Apresentação da disciplina (ACM), conceitos de lugar, território (FG) e paisagem (ACM)

Alexandre e Fábio

14/8

2

Geologia e solos

Cássia

21/8

3

Geomorfologia e hidrografia

Cássia

28/8

4

Processos evolutivos, padrões de biodiversidade

Alexandra

4/9

5

Processos ecológicos, padrões de biodiversidade

Juliano

11/9

6

Flora: contextualização macroregional, regional e local

Periotto

18/9

     

25/9

8

Histórico de ocupação, Organização social e Questão Fundiária

Fábio

2/10

9

Campesinatos e sistemas produtivos

Henrique

9/10

     

16/10

11

Viagem Pontal Ciências Biológicas

 

23/10

12

Mesa-redonda: Ricardo Borsatto (Lacunas sobre APAR - mediador); Arilson Favareto (desenvolvimento territorial); Cristiana S. Seixas (Sistemas socioecologicos APAR)

 

30/10

13

Alternativas agroecológicas de produção agropecuária

Gustavo

6/11

14

Horticultura

Flávio

13/11

15

Grandes empreendimentos e seus impactos

 

20/11

16

Silvicultura, produção de polpa e resina

Fábio (FATEC)

27/11

17

Aspectos da paisagem no ALPA e ALVR - Fechamento

Alexandre e Fábio;

04/12

18

Seminários de consolidação

Alexandre; demais professore(a)s e aluno(a)s

 

 

Avaliação:

Os alunos se organizarão em trios, sendo que cada trio deverá ser composto por um aluno de cada curso. Cada tomará um dentre os 15 temas abordados como referência para formulação do trabalho. 

 

O trabalho consistirá na elaboração de um texto com aproximadamente 7000 palavras que explore o tema escolhido, com maior profundidade, considerando os territórios abordados. Neste sentido, a apresentação do tema ao longo da disciplina, sob responsabilidade dos docentes, constituirá o referencial teórico base para a elaboração do aprofundamento.

Estes textos irão compor uma página na internet que sistematizará o conhecimento discutido em sala e ficará disponível para o público em geral.

 

Os alunos serão tutorados pelo professor responsável pelo tema, e avaliados em função da clareza, profundidade e coerência do texto apresentado. As notas serão compostas da seguinte maneira: 50% atribuída pelo professor tutor e 50% pelos professores coordenadores da disciplina. Tomaremos como o método para atribuição de notas o CHA  (Conhecimento; habilidade; atitude).