Juçai

Emblemática da Mata Atlântica, a Euterpe edulis ou Palmito Juçara é considerada uma espécie ameaçada. Como é imprescindível para a manutenção das condições de equilíbrio ecológico necessárias à reprodução de outras espécies endêmicas do bioma, ações planejadas de manejo dos frutos do Palmito Juçara apresentam o potencial de reunir agendas públicas muitas vezes tratadas separadamente, como a restauração ambiental e a geração de renda para famílias vulnerabilizadas pelas enormes desigualdades observadas no Brasil.

Nesse projeto buscamos o mapeamento de oportunidades e lacunas no processo de manejo dos frutos do Palmito Juçara (Euterpe edulis ). Através do mapeamento, serão identificados produtores estabelecidos e potenciais, bem como iniciativas públicas, privadas e não-governamentais direta ou indiretamente relacionadas ao fortalecimento da cadeia produtiva da polpa da juçara.
Além do levantamento das oportunidades e lacunas para o manejo da espécie, serão identificadas regiões potencialmente estratégicas para a implementação de novos planos de manejo da espécie. Por fim, serão apontadas iniciativas que contribuam para o fortalecimento de associações, cooperativas, grupos de produtores rurais e outros coletivos organizados para a geração de trabalho e renda e demais atividades associadas aos recursos naturais da Mata Atlântica.