APP

Programa de Adequação Ambiental de Propriedades Rurais no Alto Paranapanema

 

Você já ouviu falar no Novo Código Florestal? 

 

Essa lei, conhecida como Lei de Proteção da Vegetação Nativa (12.651/2012) determina que as áreas localizadas nas margens dos cursos d'água sejam preservadas, de forma a assegurar a manutenção da quantidade e da qualidade das nossas águas, bem como da conservação da biodiversidade. 

 

Na nossa região, a bacia do Alto Paranapanema, mais de 60% dessas áreas chamadas de áreas de preservação permanentes, ou APPs, estão degradadas, deixando desprotegidos nossos rios e riachos, diretamente comprometendo a qualidade das nossas águas e de toda a biodiversidade aquática e terrestre. 

 

O Núcleo de Estudos em Ecologia Espacial e Desenvolvimento Sustentável (NEEDS - http://www.needs.ufscar.br/) do campus Lagoa do Sino da UFSCar, em parceria com as Secretarias Municipais da região, convida os proprietários rurais para participarem de um grande projeto de restauração destas áreas de preservação permanente. 

 

No momento estamos cadastrando os proprietários rurais que tenham interesse em participar do projeto, criando um grande banco de áreas à serem restauradas. Através de sua equipe técnica, bem como infraestrutura de viveiro e de coleta de sementes, o NEEDS/UFSCar buscará auxiliar os produtores rurais da região no processo de adequação ambiental de suas propriedades, através da restauração das áreas de preservação permanente da região.

 

Procure a Secretaria de Agricultura ou Meio Ambiente do seu município, ou entre em contato com a gente através do email needs.bio+app@gmail.com informando nome, telefone para contato e município de origem, para que possamos agendar uma conversa com você. 

 

Lista de Municípios onde pretendemos atuar (caso você seja da sociedade civil organizada, do poder executivo ou legislativo de um município do Alto Paranapanema e que não esteja listado abaixo, entre em contato com agente para analisarmos as possibilidades de inclusão):

Angatuba, Buri, Campina do Monte Alegre, Capão Bonito, Guapiara, Itapetininga, Itapeva, Itararé, Itatinga, Paranapanema, Pilar do Sul, Piraju, Ribeirão Branco, Ribeirão Grande, São Miguel Arcanjo,  Taquarituba e Taquarivaí.